quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A ORIGEM DA VIDA

Muito se tem especulado sobre a origem da vida em nosso mundo. À parte as discussões sobre o assunto, não podemos esquecer que, quaisquer que sejam as descobertas bioquímicas, é o alimento a verdadeira origem da vida. Os primeiros carboidratos formados, assim como lipídios e proteínas, se constituíram na verdadeira origem da vida e permanecem como fiéis mantenedores. Assim, quanto mais estudamos os alimentos mais nos aprofundamos no conhecimento da saúde e da vida.
Através dos tempos, o homem aprendeu e desaprendeu a lidar com sua comida.
Dos tempos imemoriais, quando a refeição era um evento inusitado, sendo vital o armazenamento de gordura e proteína, passando pela conquista da agricultura e assumindo o domínio da criação de animais para abate até os dias de hoje, com predomínio de alimentos industrializados, avanços e retrocessos se verificam.No abuso de alimentação carnívora se concentra a base etiológica de diversas doenças, incluindo câncer intestinal e doenças cardiovasculares. Com intestinos de extenso comprimento, não estamos adequados ao consume de tecido animal, cuja produção de toxinas é muito elevada. Além disso no preparo das carnes,são formadas substâncias muito tóxicas todas reconhecidamente cancerígenas...colocando neste grupo os fast-food, comidas industrializadas e alimentos cozidos...È sabido que o cozimento desaproveita muitos nutrientes, em especial aqueles mais sensíveis ao calor...
Para os chineses milenares a saúde está em pratos coloridos, para os hindus a saúde começa e acaba pela boca. Seja qual for o provérbio adotado, é impossível pensar em medicina sem concentrar muita atenção na alimentação. Você é o que você come. Portanto comer bem e aproveitar melhor os nutrientes é saúde, é vida.


CÈLIO MENDES
Farmacêutico e Bioquímico, com especialização pela UFRJ,
Membro da American Association for the Advancement of Science;
Membro Fundador do Instituto de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro; autor do Guia Terapêutico para suplementação Nutricional e Medicina Ortomolecular.
Prefácio do Livro: “Lugar de médico é na cozinha”

Nenhum comentário: